Thursday, January 24, 2013

A Imitação Da Rosa


     "Se uma pessoa perfeita do planeta Marte descesse e soubesse que as pessoas da Terra se cansavam e envelheciam, teria pena e espanto. Sem entender jamais o que havia de bom em ser gente, em sentir-se cansada, em diariamente falir; só os iniciados compreenderiam essa nuance de vício e esse refinamento de vida. E ela retornara enfim da perfeição do planeta Marte. Ela, que nunca ambicionara senão ser a mulher de um ho­mem, reencontrava grata sua parte diariamente falível. De olhos fechados suspirou reconhecida. Há quanto tempo não se cansava? Mas agora sentia-se todos os dias quase exausta...." -Clarice Lispector, A Imitação da Rosa, página 51.
     Eu amo a imagem que a Lispector cria neste ponto do conto "A Imitação da Rosa." Esta parte do conto se relaciona não só com a Laura na história, mas com todo o mundo que sente a mesma pressão de ser "a pessoa perfeita" na sociedade. No conto, a Laura estava num hospício porque ela tem uma "doença mental." Eu nem concordo com isso. Talvez ela tem alguns efeitos secundários, mas eu acho que eles só vêm por causa da pressão que ela sente de conformar com o resto do mundo. Ela tinha uma batalha na própia mente dela porque ela não conseguia ser como as outras mulheres. Uma batalha entre a vontade dela de ser única e especial e a vontade do mundo e da sociedade.
     Eu sei que eu não sou a única pessoa que sente assim no mundo hoje em dia. É verdade. O mundo hoje tem suas expectativas e para ser uma pessoa de sucesso muitas pessoas sentem que têm que atingir estas expectativas. É muito cansativo de viver assim, sempre tentando ser aceito na sociedade. A Laura sente esse cansaço, mas ela, como muitas pessoas, acham que tem que ser assim. Eu já senti a mesma coisa que a Laura sentiu. Eu admito que eu reagi bem melhor do que ela. Eu não fiquei loco igual ela mas eu não a culpo por suas ações. E até sinto pena dela quando disse, "Voltou, Armando. Voltou." Ela está presa nesta situação de tentar viver de acordo com as expectativas da sociedade, mas não consegue ser vitoriosa. Eu admiro o ponto de vista que Lispector expressou, que eu acho seja sobre as dificuldades e até mesmo as calamidades de não alcançar suas próprias expectativas, mas correndo atrás a aprovação dos outros. 



No comments:

Post a Comment